COMERCIO DE PEDRAS PRECIOSAS - TRADING OF PRECIOUS GEMSTONES
HISTORIAS ACERCA DOS DIAMANTES
A VERDADE DOS DIAMANTES
O que é um diamante?
Um diamante é um cristal feito completamente do elemento carbono com exceção de vestígios de impurezas como o boro e nitrogênio. O arranjo dos átomos de carbono ou a sua estrutura cristalina dentro do diamante dá as suas propriedades originais bem como sendo o material mais duro conhecido como também é menos compressível e e o material mais rígido, o melhor condutor térmico com uma expansão térmica extremamente baixa, quimicamente inerte para a maioria de ácidos e álcalis, estrutura muito forte e rígida, com um nível muito elevado de fusão ao ponto de (3800 ° C) o diamante é a substância natural mais dura conhecida.
Como são diamantes formados?
Os diamantes não são criados a partir das árvores compactadas ou vegetação que produzem carvão como o pensamento popular. Experimentos da alta densidade dos diamantes mostram que eles só podem se formar quando sob enorme calor e pressão. Os únicos lugares onde existem estes tipos de condições são profundesas abaixo da superfície da Terra, a cerca de 150km a 200km (90 a 120 milhas) de uma região abaixo da crosta conhecido como o manto, onde há uma abundância de átomos de carbono. A pressão aqui combinada com temperaturas que variam de 900-1300 na escala de Celsius, que força os átomos de carbono em conjunto para cristalizarem em formas cúbicas (isométricas) formando assim a criação dos diamantes.
Como eles chegaram mais perto da superfície?
Os diamantes e outras substâncias do manto da Terra são transportados em magma que sobem em um "pipe" em forma de cenoura e irrompe em pequenos e mais violentos vulcões, O tubo é composto de uma rocha chamada kimberlito vulcânico nomeado após a cidade de Kimberley, África do Sul, onde os tubos foram descobertos na década de 1870.
Outra pedra que fornece diamantes é a lamproite, Geólogos descobriram certos "indicadores" minerais entre o cascalho das regiões que eles acham que podem sediar tubos de diamante-rolamento.
Quando foram os Diamantes formados?
Recentemente, os cientistas que estudam os diamantes têm encontrado as idades de milhares de diamantes da África do Sul.
Eles descobriram que apenas três vezes durante história da terra e que os diamantes foram criados e que a Terra já não faz mais diamantes como outrora. Os diamantes mais antigos foram feitos a 3.300 bilhões de anos e pela segunda vez os diamantes foram feitos a 2,9 bilhões de anos atrás.
Os diamantes mais jovens da Terra são de 1,2 bilhões de anos.
Existem outras fontes de diamantes?
Os diamantes aluvião e o termo usado para descrever que os diamantes foram removidos a partir da fonte primária (kimberlito) por ação erosiva natural ao longo de milhões de anos, e eventualmente depositados em um novo ambiente, como um leito dum rio, num fundo do oceano ou numa linha costeira. Cerca de 10% dos diamantes brutos do mundo são obtidos através da mineração de aluvião industrial e 14% através da pequena escala aluvial informal ou seja diamante de escavação.
Outras fontes de diamantes incluem diamantes negros chamados de carbonado , que significa "queimado" ou "carbonizado" em Português. Estes são encontrados na América do Sul e África, onde foram depositados através de um impacto de um asteróide (e não formados a partir do impacto) de cerca de 3 bilhões de anos atrás. Estes diamantes foram formados por poeira cósmica rica em carbono em um ambiente próximo das estrelas . Os diamantes foram incorporados como corpos sólidos que posteriormente caíram na Terra como meteoritos.
Como são criados diamantes coloridos?
As condições físicas necessárias para colorir um diamante naturalmente ocorrem muito raramente, para cada diamante de cor natural existem 10.000 incolores. A formação da cor dos diamantes naturais são um processo que exige a presença de oligoelementos adicionais e distorções do cristal típico (denominado deformação plástica). Durante a criação de um diamante se um elemento como por exemplo o boro ou o azoto interage com os seus átomos de carbono a cor de certeza muda.
A Radiação natural e pressão sobre uma estrutura de diamantes também pode intensificar a sua cor.
Onde sao os diamantes encontrados?
É um equívoco moderno que diamantes do mundo vêm principalmente da África do Sul: os diamantes são um recurso mundial.
Lista de minas de diamantes
África
Angola, Botswana, África do Sul, Congo, Zimbábue, Tanzânia
Ásia
Rússia, Índia
América do Norte
Canadá, Estados Unidos da América
Oceânia
Austrália
AMERICA DO SUL
Brasil ,Venezuela,guyana inglesa , Suriname e guyana francesa;
Como são diamantes extraídos?
Os principais métodos de mineraçoe de diamantes são:
Mineração de diamantes a céu aberto (ou "Open-Cast Mining") é usada quando depósitos de minerais são encontrados perto da superfície oriundos dos tubos de kimberlito. Mineração a céu aberto é utilizada quando o material da superfície que cobre o depósito é relativamente superficial aonde os diamantes são encaixados em terra estruturalmente instável (cinzas, areia, cascalho ) e etc.
Hard-rock Mining refere-se às técnicas utilizadas para minerar diamantes ou minerais por tunelamento subterrâneo e assim criando "salas" ou "Stopes" sustentados por pilares de madeira .
Placer Mining Placer Diamond Mining ("mineração em bancos de areia") é usada para extrair diamantes e minerais de depósitos secundários aluviais, eluviais ou coluviais. Placer Mining é uma forma de a céu aberto ou de mineração a céu aberto usado para extrair minerais da superfície da terra sem o uso de tunelamento.A Escavação é realizada usando a pressão da água ( mineração hidráulica), a superfície e mecanizada com equipamentos de escavação, ou cavando com a mão (mineração artesanal).
Artesanal Mining ou mineração em pequena escala Trata-se de cavar , peneirar lama ou cascalho em depósitos aluviais ou ribeirinhas com as mãos ou com grandes peneiras cônicas. Operários que trabalham na pesca artesanal de mineração de diamantes são chamados garimpeiros. Mineração de diamantes artesanal é uma forma de "subsistência baseada" em mineração não mecanizada que é usada em países mais pobres em todo o mundo. Ela é usada em toda a África Ocidental e principalmente em zonas de conflito onde a mineração mecanizada é impraticável e inseguro. A mineração artesanal de diamantes é responsável por 90% das exportações da Serra Leoa e é o segundo maior empregador do país depois da a agricultura como subsistência. Também é usado extensivamente em Angola, o Congo (DROC) e Libéria.
Como são diamantes brutos ordenados e classificados?
Uma vez que os diamantes sao extraídos devem ser classificados entre eles .
Os cristais em bruto são ordenados e classificados de acordo com seu tamanho, cor, forma e outras características.
Os 80% das minas de diamantes (o equivalente a cerca de 100 milhões de quilates ou 20.000 kg por ano) não são adequados para uso como pedras preciosas mas sim conhecidos como Bort, são destinados para uso industrial.
O uso industrial dominante do diamante está no corte, perfuração, moagem e polimento de outras materias.
COMO SEPARAR OS DIAMANTES
Um método de mais alta tecnologia é a utilização de um separador de raios-x.
O sistema separador de raios-X actua pela flurescencia do diamante localizando o imediatamente com um feixe potentíssimo de raio x e com outro mecanismo de jato de ar o diamante e encaminhado pra um cofre.
A separação e classificação final é feita pelo olho de um técnico e classificador de diamantes separando as gemas de qualidade do diamante industrial .
Como obter os diamantes das minas para os concessionários?
Há dois aspectos para mover os diamantes das minas ao revendedor, a comercialização de diamantes primários sempre foram e ainda sao em grande parte controlada pela De Beers Consolidated Mines, Ltd.. Através de seu controle majoritário da Organização Central Selling (CSO),mas influência do mercado da De Beers tem diminuído ao longo dos últimos anos contudo eles ainda controlam a maioria da produção de diamantes do mundo (cerca de 30% a 40%), O braço de compra do CSO não só compra diamantes das minas de membros ao redor do mundo como também financia a tecnologia de mineração para os governos que não têm os meios para minerar os seus próprios depósitos diamantiferos.
A maioria do que é comprado através do CSO é enviado para Londres e ai e ofertado aos compradores através da De Beers.
A Diamond Trading Corporation (DTC) tira 10 semanas por ano para vender diamantes em longas sessões e a apenas a um punhado de fabricantes de alta joalheria , colecionadores politicos e ademais personagens de todo o mundo e somente aceites por convite estão autorizados a partecipar os partecipantes interessados (older view) .
Alguns mineradoress independentes optam por não vender a sua produção da mina para o cartel da De Beers e em vez disso eles oferecem diamantes recentemente produzidos diretamente a outros compradores mundiais por meio de licitações fechadas ou através de transações privadas.
Estes compradores assim podem lapidar ou revender os diamantes para os pequenos fabricantes tanto em bruto como lapidado.
Quais são diamantes de conflito? (Diamantes de Sangue)
são os diamantes que se originam de áreas controladas por forças ou fracções que se opõem aos governos legítimos e reconhecidos internacionalmente , assim sendo estes usados para financiar a ação militar em oposição a esses governos ou em violação das decisões do Conselho de Segurança. A Assembléia Geral reconheceu que os diamantes de conflito comercializados ilegalmente são um fator crucial em prolongar guerras brutais particularmente na África central e ocidental e ressaltou que os diamantes legítimos contribuiem para a prosperidade e desenvolvimento no continente de origem .Os trágicos conflitos em Angola e Serra Leoa, alimentados por ilícito contrabando de diamantes levaram à intervenção do Conselho de Segurança. Nos termos do Capítulo VII da Carta das Nações Unidas sanções foram aplicadas contra a UNITA em Angola e aos rebeldes de Serra Leoa incluindo a proibição de sua principal fonte de financiamento que é os diamantes ilícitos. Sanções aos Diamante também foram aplicadas contra a Libéria mas ainda não estão em vigor.
Hoje, o fluxo de diamantes de conflito tem sido reduzido para consideravelmente menos do que 1%.
Como são diamantes transformados a partir dos cortes brutos?
Os cinco operações necessárias para a transformação do diamante em bruto para um diamante de corte são as seguintes:
Clivagem –ponto de fraqueza ou de clivagem, utilizando um outro diamante ou laser para abrir uma ranhura na clivagem e em seguida com uma lâmina de aço colocando na ranhura da se uma pancada para divisão da pedra.
Serrar - Às vezes, os diamantes tem que ser cortados contra um plano de clivagem, isto não pode ser feito por clivagem mas sim com uma lâmina rotativa adiamantada ou usando o laser para cortar lentamente através do diamante.
Bruting - O diamante é colocado em um torno mecânico e usando outro diamante em torno é esfregado contra ele para criar o acabamento áspero da cintura, este procedimento é realizado apenas para os diamantes que são para ser concluídos como redondos, pedras brilhantes.
Cruz de Trabalho - Os crossworkers traçam as bases do diamante seguindo as instruções para obter o maior valor para o produto acabado.
O trabalho é feito em um disco de polimento impulsionado por um motor elétrico, o disco é coberto com pó de diamante .
O diamante a ser polido é feito em uma braçadeira de 18 facetas lapidado por medidas e angulos muito estritos.
Brillianteering - A função de brillianteers é lapidar e polir mais extra 40 facetas em cima das feitas pela Cruz de trabalho e assim criar um corte de diamante redondo brilhante com 58 facetas que irão revelar o brilho completo e o fogo refletido pelo diamante lapidado.
O que se entende por Diamond Cut?
Cristais tendem a unir ou dividir ao longo das linhas chamadas de planos de clivagem entre as camadas de átomos devido à sua estrutura cristalina, o diamante tem certos planos de fraqueza ao longo da qual pode ser dividido.
O Diamante é dito ter clivagem perfeita quando tem quatro direções diferentes se unindo ao longo de planos paralelos às faces de um octaedro e Isso significa que ele vai se separar nitidamente ao longo destas linhas tanto fazendo ele ser de uma forma regular ou irregular.
Os cortadores de diamante tiram proveito da clivagem para cortar diamantes de uma forma eficiente.
O termo de corte de diamante não se refere a forma de um losango, mas sim as proporções de profundidade , largura, simetria e a uniformidade das suas facetas. As proporções de largura e profundidade têm um grande impacto sobre o brilho do diamante dando reflexo da luz branca que vemos quando olhamos para um diamante .
Idealmente o diamante é cortado de modo que quando a luz entra na coroa salta fora do pavilhão para o outro lado lado do pavilhao e é refletida para fora do topo da coroa novamente mostrando brilho e o fogo.
Diamantes corte raso a luz solta fora do fundo da pedra, a falta de jogo de luz faz com que os diamantes de corte raso aparecer sem vida e vítreo. Diamantes corte profundo permitir que a luz se escape pelos lados, escurecendo partes da pedra e assim perde o brilho.
Simetria refere-se ao alinhamento das facetas de um diamante.
As superfícies planas e polidas como as facetas devem ser cortadas para obter o melhor jogo de luz chamado de cintilação e isso ocorre quando luz salta entre as facetas.
A luz não reflectira como deveria se facetas estiverem desalinhadas.
Polimento refere-se a qualidade do acabamento dado para o diamante, Pequenas manchas ou arranhões pode diminuir um grau da qualidade e aparência do diamante.
Clareza é baseada no fato de que os diamantes contêm inclusões e quanto menos inclusões tiver um diamante mais clareza tera e mais valiosa será a pedra.
Inclusões
Existem basicamente duas categorias de inclusões encontradas em diamantes naturais :
Inclusões singenéticas formadas ao mesmo tempo que o diamante e inclusões Epigenéticas formada depois.
Os principais tipos de inclusões são chamados de cristal, nuvens, penas, Naturals.
Cristais - são cristais minúsculos de outros minerais, como granada, diopsídio, espinélio, olivina, calcita, óxidos de ferro, sílica ou mesmo outros pequenos diamantes que foram absorvidos pelo cristal de diamante, uma vez que ainda estava crescendo.
Nuvens - um agrupamento de uma série de cristais de luz extremamente minúsculos chamados de pontinhos que são pequenos demais para ser distinguíveis uma da outra e o resultado é que este agrupamento muitas vezes parece uma nuvem transparente macia no interior do diamante que pode prejudicar muito na clareza de um diamante.
Naturals - refere-se à superfície original do diamante bruto que não foi polido e deixado como está.
Naturais são geralmente deixados perto da cintura e pavilhao do diamante para reter o máximo do peso inicial quanto possível.
Penas - são uma separação dentro do diamante que devido a clivagem ou fratura que muitas vezes é branco se assemelham a penas na aparência.
Pequenas penas normalmente não afectam a durabilidade de um diamante a menos que elas penetrem na superfície do topo da pedra, Uma pena que rompe através da superfície em uma área vulnerável aumenta o risco de quebrar a pedra.
Spots de Carbono - são pontos negros dentro de um diamante claro porque Quando um diamante está a ser formado pode não totalmente cristalizar que conduz à presença de pequenos pontos negros de carbono e assim o efeito sobre a clareza do diamante depende do tamanho da imperfeição.
Linhas de laser - não são uma inclusão natural, Essas trilhas parecidas com fios de linha são deixados para trás quando os lasers são usados para remover inclusões escuras dos diamantes, as trilhas feitas por máquinas parecem minúsculos fios de linha que começam na superfície do diamante e se estendem para dentro desde o ponto em que a inclusão foi removida.
Quilates é o peso de um diamante, quilates é abreviado como "ct.". Carat peso também é expresso como "pontos" para descrever os diamantes que pesam menos de 1ct.
Um quilate de diamante equivale a 0,2 gramas ou a 100 pontos.
1ct = 100 pontos
3/4 de ct = 75 pontos
De 1/2 ct = 50 pontos
De 1/4 ct = 25 pontos
Portanto, um diamante 0,50 quilates pode ser chamado tanto 50 pontos ou 1/2 de um quilates.
Dois diamantes de igual peso pode ser de valores diferentes, dependendo da sua qualidade.
Diamantes de cor são classificados de acordo com sua tonalidade e corpo interior usando o branco como escala ate ao amarelo, mais branco o diamante maior o preço.
Diamante coloridos - ao contrário de diamantes incolores ou quase incolores que são valorizados por sua falta de cor as fantasias são valorizados pela sua intensidade da sua cor.
Tratamentos Cor - gemologistas podem influenciar na cor de um diamante através de vários processos, muitas vezes estes processos podem aumentar o valor do diamante que pode não ser tão desejável no seu estado original, no entanto todos os diamantes certificados devem indicar se sim ou não teve tratamento térmico.
Tratamento HPHT tratado em alta pressão e alta temperatura, este processo é frequentemente usado para melhorar a aparência de um diamante, muitas vezes mudando a sua cor tornando o incolor.
Este tipo de tratamento é considerado permanente e tambem este tipo de diamante deve ser menos caro.
Se um diamante recebeu um tratamento HPHT, o joalheiro deve divulgar isso.
Irradiação / High Tratamento Térmico - diamantes de cores diferentes, este processo envolve primeiro expondo o diamante à radiação e em seguida a alta temperatura (Follow-up ) tratamentos de alto calor podem continuar a alterar constantemente a coloração do diamante.
O maior diamante já encontrado era um diamante de 3.106 quilates, foi descoberto em 1905 nas minas na África do Sul por Premier Frederick Wells superintendente que recebeu US $ 10.000 pelo seu achado.

